domingo, 27 de março de 2011

A Responsabilidade Social Empresarial e o Estado - uma aliança para o desenvolvimento sustentável

Temos como definição que Desenvolvimento Sustentável é capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer as expectativas das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais e ao mesmo tempo atingindo um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural.

O artigo lido mostra que ter responsabilidade empresarial é ter ética com o público ao qual se relaciona, com metas conciliáveis ao desenvolvimento sustentável. Ele traz dados que o empresário brasileiro tem aumentado seu interesse e investimentos na área social.

A responsabilidade social empresarial tem por objetivo promover a igualdade de oportunidades, a inclusão social, assumindo parcerias com o Estado e a sociedade civil, para que assim tenhamos um mundo economicamente mais próspero e com uma sociedade mais justa. Inicialmente, na cultura empresarial brasileira, não havia ações assistenciais aos pobres. Somente a partir do processo de transição democrática, entre os anos 70 e 80 é que foi possível a identificação de ação social empresarial, com o intuito de participar do desenvolvimento do país. Um projeto social quando bem-sucedido tem como consequência uma imagem positiva, contribuindo para a melhoria da vida comunitária. Numa empresa, é preferência dos profissionais que se tenha respeito aos direitos, a segurança e a qualidade de vida de todos e isso faz com que os empresários invistam nesse campo, também se beneficiando com o progresso de sua empresa. Os consumidores preferem produtos ou serviços na qual a empresa se comprometa com o meio ambiente, respeitando as leis e os direitos humanos.

A visão da empresa em respeitar o meio ambiente, tem por finalidade a questão estratégica, onde pode ser mais reconhecida pela sociedade, mais valorizada, atraindo mais consumidores, aumentando a competitividade e ainda assim tendo profissionais mais satisfeitos com o trabalho realizado. E assim também, outras empresas e colaboradores se juntam a essa causa social.

Com o processo de globalização houveram alguns beneficios, como mais oportunidades, uma maior comunicação. Mas por outro lado também trouxe prejuízos, como a degradação ambiental e em algumas situações o aumento da pobreza.

Quando nos referimos a ética nos negócios, quer dizer que as empresas devem respeitar os direitos, valores e interesses das pessoas. Ainda há companhias que não tem educação ambiental, no processo de realização de suas atividades acabam jogando lixo nos rios, poluindo o meio ambiente e assim prejudicando toda a sociedade e indo contra os ideais das pessoas, as negligenciando. E na responsabilidade social empresarial também deve-se ter transparência, ou seja, atender as expectativas sociais, sendo coerente entre o discurso e a prática.

Vendo as vantagens que uma empresa socialmente responsável tem, como grande competitividade, atualmente no Brasil o objetivo empresarial é de somar seus esforços a outros parceiros em busca do desenvolvimento econômico, social, viável e ambientalmente sustentável.

Por: Roseany Severo


4 comentários:

  1. A definição de desenvolvimento sustentável é realmente motivadora. E o destaque que você deu para a importância das empresas adotarem tais conceitos só reafirma um processo que vem aumentando ano a ano. Também concordo que as empresas devem se preocupar com o crescimento econômico sem esquecer-se do cidadão e da natureza. Entretanto, ainda há muito que fazer para mudar as práticas exploratórias da maioria das empresas brasileiras.

    ResponderExcluir
  2. A relação entre o Estado e as empresas no que diz respeito a preservação ambiental deve ser solidificada cada vez mais, haja vista o benefício, não só das pessoas, mas das próprias organizações tanto estatais quanto privadas.
    E cabe ao Estado punir severamente as empresas que não cumprir determinações ambientais, claro que primeiro o Estado deve começar dando exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Muito se pensa no crescimento econômico e nos meios para alcançar os objetivos das organizações. Porém é preciso investir na educação e na conscientização dos problemas ambientais que muitas vezes isso acarreta. E é principalmente responsabilidade das grandes empresas e do Estado contribuir para que isso ocorra.Para isso é necessário alianças que visem tais benefícios, além de fiscalizações sérias para que sejam sempre cumpridas as leis ambientais.

    ResponderExcluir
  4. Muitas empresas não veem no desenvolvimento uma maneira de de se destacar e crescer no mercado e a falta de percepção da realidade faz com que elas acabem por agredir o meio ambiente. O eEstado deve se impor e tomar medidas que se não acabar, que ao menos aminize essa situção. É um dever do governo manter a boa relação entre empresa e natureza.

    ResponderExcluir