Resumo
Reflexão sobre os vínculos e controvérsias entre comércio internacional e a problemática ambiental.
Link do artigo original em PDF: http://www16.fgv.br/rae/rae/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=548&Secao=
EXECUTIVA&Volume=34&Numero=5&Ano=1994
Por: Anderson Nascimento
Link do artigo original em PDF: http://www16.fgv.br/rae/rae/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=548&Secao=
EXECUTIVA&Volume=34&Numero=5&Ano=1994
Por: Anderson Nascimento
Um texto interessante com uma abordagem sobre o papel do comércio internacional na tentatida de solucionar ou ao menos amenizar o problema ambiental. Mostrando que é possível investir e lucrar nos negócios sem prejudicar muito o meio ambiente. Que existem empresas e empresários preocupados com a natureza e outros que a deixam em segundo plano.
ResponderExcluirO texto tem um conteúdo um pouco complexo e de entendimento dificil, mas o artigo é muito completo e de grande ajuda.
Com certeza é possível investir e ganhar dinheiro sem destruir, ou de forma menos dolosa, a Natureza.
ResponderExcluirUma das saídas para isso é o Ecoturismo. Em muitas cidades e em alguns países o turismo é que move a economia.
No entanto é preciso mudar o modo de pensar das pessoas, para só assim conseguirmos mudar esse estigma atual.
Já existem vários meios de se obter sucesso empresarial sem que seja preciso destruir o meio ambiente e por em risco o nosso futuro. Mas a iniciativa vem de cada pessoa, só basta termos mais educação e respeito pela natureza e pelo mundo. Atualmente as empresas podem ter um bom desenvolvimento, ajudando a preservar o ambiente e conquistando mais espaço na sociedade, que é o propósito das pessoas.
ResponderExcluirEsse artigo me levou imediatamente à um parágrafo do artigo que escolhi para fazer a análise, de que alguns autores vêm defendendo a teoria de que nos países mais desenvolvidos a consciência ecológica passa a existir porque a luta pela sobrevivência se torna mais amena e as pessoas e empresas podem cultivar valores “pós-materialistas”, defendendo a proteção à natureza, enquanto os pobres não teriam essa consciência porque teriam que lutar pela sobrevivência.
ResponderExcluirE por estarmos em um comércio global, devemos nos adequar a tais exigências de mercado. É melhor para o planeta e consequentemente para todos nós.
Em meio a tanta competitividade no ramo empresarial e econômico, ainda existem muitos empresário que não se importam com o meio ambiente, aos prejuízos que está ajudando a causar não só a uma sociedade mas também ao mundo. Mas também há empresários que se preocupam com o bem-estar da população e eles podem fazer uma grande diferença no nosso futuro se conseguirem mais adeptos a prática da sustentabilidade.
ResponderExcluir