Em um século no qual o assunto mais abordado é a sustentabilidade, faz-se necessário que o ser humano desenvolva uma maneira de pensar mais crítica, gerando assim uma reflexão dos métodos utilizados para o desenvolvimento, que ainda hoje, na maioria das organizações, visa apenas o lucro.
A educação tem um papel fundamental nesta questão. A nossa sociedade está cada vez mais crítica, uma vez que está em jogo o futuro das gerações que ainda estão por vim. Dessa forma a sociedade se auto confronta, pois a mesma modernidade que trouxe conforto e sofisticação às pessoas está trazendo riscos à vida não só das pessoas, mas de todos que dependem do planeta Terra.
Toda essa movimentação para tentar salvar o planeta, está causando uma crise no estilo de pensar das pessoas e nos pensamentos que sustentaram a modernidade que contribuiu para ameaçar a vida no nosso planeta. Dessa forma as práticas educativas devem ser revistas e canalizadas para uma mudança de hábitos e atitudes em prol da natureza.
A população de uma forma geral deve se unir e disseminar o conceito de sustentabilidade, ter uma consciência ambiental mais apurada e propor uma cultura de co-participação de gestão do meio ambiente.
Por: Jailson Santana
Concordo com o seu texto, pois atualmente não falta mais informação de como devemos agir em defesa da natureza. As pessoas já sabem o que deve ser feito, só falta se conscientizar e cada um fazer sua parte, pensando sempre no bem da nossa geração e das que estão por vir.
ResponderExcluirConcordo com a sua análise Jailson, prova disso é que a UFC Cariri abriu dois cursos de pós-graduação relacionados às questões de sustentabilidade. Um é a especialização em Gestão Social e o outro é o mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável. Saiba que em poucos anos teremos uma revolução ambiental nascendo no Cariri.
ResponderExcluirOs problemas ambientais estão cada vez mais presentes, se manifestando de diversas formas. E isso está resultando em uma maior conscientização da sociedade, e isso vem se mostrando nas estratégias das empresas. Porém mais que saber o que deve ser feito e se emocionar com os tristes acontecimentos, é preciso ação.Cada um deve saber da necessidade de fazer a sua parte, e não apenas deixar que as coisas aconteçam.Está na hora de deixarmos de ser espectadores para nos tornarmos protagonistas das mudanças necessárias.
ResponderExcluirCertamente as informaçoes sobre como agir adequadamente com a natureza são facilmente encontradas em qualquer lugar. O problema ambiental que atualmente acontece não é por falta de informação prévia, mas sim por falta de vontade de agir corretamente.
ResponderExcluir