O presente artigo vem discutir a relação entre as instituições, cultura e desenvolvimento sustentável, tendo como base a cultura regional do Araripe (região situada nos estados brasileiros do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí).
Nesse artigo fica evidente a importância do contexto sociocultural para a implantação e o desenvolvimento de uma instituição. Dessa forma, a valorização da cultura regional significa, entre outras coisas, uma maneira de favorecer as lideranças comunitárias e o comprometimento das pessoas com projetos de desenvolvimento local e regional sustentável.
A região do Araripe é privilegiada quanto à questão da cultural, além de se industrializar rapidamente, ela se destaca pelas manifestações culturais como, por exemplo, o reisado, no artesanato e nas festas populares.
Portanto como diz o autor:
"As instituições são necessárias, a cultura importa, mas nem sempre o desenvolvimento se faz sustentável. É preciso construir instituições sólidas, mas suficientemente adaptadas ao "ambiente" (vale dizer, à cultura local), para fazê-las funcionarem, prosperarem e exercerem seu papel no mundo social em que estão inseridas. O seu papel deve ser o de criar ambientes estáveis para o desenvolvimento sustentável e a valorização da existência dos indivíduos."
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512010000100010&lng=pt&nrm=iso
Este artigo é bastante interessante, podendo enfatizar quando fala da valorização da cultura regional. Podemos aproveitar todos os benefícios da nossa região, principalmente a questão cultural e desenvolvermos práticas sustentáveis e também uma economia sustentável. Isso fará com que nossa região venha a crescer cada vez mais, além de utilizar métodos ecologicamente corretos.
ResponderExcluir